Turquia

III PARTNERSHIP MEETING IN ISTANBUL  -  TURKEY
  13h - 18 th  MAY 2014

The Heritage of Cultures and Traditions in Pluralistic Society - Religious Traditions

12th May- Monday : Arrival of Spanish group
13th May-Tuesday : Spanish group will visit Istanbul
13th May-Tuesday : Arrival of other partners to Atatürk Airport and (Bulgaria to coach station)

14th May-Wednesday :
               09:00  Welcoming the visitors
               10:00  Coffee break
               10:30  Visiting school
               12:00  Lunch in the school lunch hall
               13:00  Visiting “Panorama” museum
14:00  Workshop I (for teachers) – A presentation about “Islam” will be showed in the library and then question-answer section will be done (you can prepare your questions about islam in advance).
               14:00  Workshop I (for students) – A workshop about “Religious Tolerance” will be organized by Turkish group in the conference hall.
               16:00  Return to school and students will go home
                          Teachers will visit Eyüp (school area) and Pierre Loti cafe by lift
               18:00  Return to the hotel

15th May-Thursday :
               08:30  Meeting in the hotel and transfer to school
               09:00  Workshop II “Language”Each group will present the everyday expressions in their language during the workshop in the conference hall. Also, a karaoke activity will be done, and groups will bring their songs.
               10:30  Coffee break
               11:00  Workshop III “My Town and its History”Each group will prepare and show their presentations for 5 minutes.
               12:00  Lunch in the school lunch hall
               13:00  Presentations will be continued
               14:00  Marta may do an evaluation meeting for the Project.
               14:00  Ebru (Paper marbling) show for students

09:00  Visiting “Miniatürk”
               11:30  Visiting Fener district
               12:30  Visiting “Kariye “ museum
               14:00  Lunch on the Galata Bridge (fish)
               15:00  Bosphorus Tour
               17:00  Free time
               19:00  Gala Dinner

17th May-Saturday :
               08:30  Meeting in the hotel
               09:00  Visiting “Topkapı Palace”
               12:00  Visiting “Hagai Sophia” museum
               13:00  Lunch at the Blue Mosque square
14:00  Visiting “Blue Mosque  and Blue Mosque square
               15:30  Visiting “Underground Cistern “
               16:30  Visiting Arasta Bazaar and shopping time
               18:30  Departure of Italy

18th May- Sunday :
               06:30  Departure of Spain
                           More time for others partners
               15:30  Departure of Portugal, Romania and Poland
                           Departure of Bulgaria

DIÁRIO DE BORDO

III PARTNER MEETING - ISTAMBUL (TURQUIA)

1º DIA - 13 MAIO (3F) -  Começou a aventura
O primeiro dia da nossa aventura começou cedo, mais precisamente às duas da manhã. Chegámos ao aeroporto por volta das quatro. Foi uma grande espera, mas valeu a pena, tanto pela viagem como pelos minutos antecedentes, pois pela manhã encontrámos a equipa do Benfica que  iria jogar a final da Liga Europa a Turim (Itália), o que foi uma grande emoção para todos. Os alunos do Comenius, também apareceram na televisão. De seguida fizemos o check-in, e depois disso, também vimos o ator Diogo Morgado que nos disse adeus. Quando entrámos para o avião estávamos muito ansiosos, mas tudo correu bem. Como tínhamos umas quatro a cinco horas de voo pela frente, passámos o tempo de várias maneiras. Por exemplo, o professor Pedro organizou três excursões à casa de banho, que foram muito divertidas e aprendemos bastante! Ao almoço comemos um belo e delicioso kebab, e para sobremesa um bolo de ameixa igualmente delicioso. Deixem-nos dizer-vos que andar de avião é brutal ! Depois do avião aterrar, fomos tratar das bagagens, e depois disso fomos ter com as professoras turcas Ayşe e Hacer. Para chegarmos à escola apanhámos o metro e ficámos impressionados com a quantidade de pessoas que iam lá dentro e com as maravilhosas paisagens que íamos vendo. Andámos cerca de vinte minutos de metro e de seguida mais quinze minutos de autocarro, até chegarmos finalmente à escola, onde fomos calorosamente recebidos pelos alunos e seus pais. Depois foi cada um para sua casa, com a sua 'família comenius'. A viagem tem sido magnífica, apesar de ainda ter agora começado, já convivemos um pouco com novas culturas e tradições, esperemos que o resto da viagem continue a ser magnífica e que consigamos crescer tanto a nível cultural como pessoal.

Maria Alice Silvestre e Patrícia Mateus

2º DIA - 14 MAIO (4F) - Encontro de Culturas
Depois da 1ª noite passada em família de acolhimento, todos estávamos ansiosos por saber notícias dos outros. Felizmente todos estavam muito contentes com o acolhimento das famílias turcas. Este segundo dia foi mais uma aventura nas nossas vidas. De manhã visitámos a escola e almoçámos lá também. Tivemos uma receção muito bonita à chegada. Recordo que a escola é pública, feminina e religiosa (3000 alunas) e tem 82 turmas. Qualquer coisa do outro mundo!! Depois do almoço visitámos o Museu Panorama, um planetário espetacular que recria em pinturas 3D a batalha Otomana que ditou a queda de Constantinopla (atual Istambul) aos Bizantinos em 1453. Depois regressámos à escola e tivemos o 1º workshop deste encontro, sobre a religião islâmica. A meio da tarde regressámos a casa com as nossas amigas turcas. Ainda tivemos tempo para conhecer um pouca da cidade, nomeadamente 2 mesquitas, andar de teleférico até ao Pierre Loti Café (famoso café de Istambul) e ver a deslumbrante vista sobre a cidade (corno de ouro). Foi um óptimo dia em Istambul, uma cidade que promete ficar nas nossas memórias para sempre.

Isabel Esperto e Matilde Lourenço

3º DIA - 15 MAIO (5F) - "Open Mind"
Mais um dia, mais uma aventura. Só estamos aqui há 3 dias e já parece 1 semana, de tanto que já conhecemos, aprendemos e convivemos. É viver o dia 24h por dia. De manhã fomos para a escola fazer mais Workshops. Desta vez foi sobre Linguágem. Foram apresentadas várias expressões básicas do dia a dia (ex: olá, obrigado, bem vindo, como te chamas, etc...) na linguágem dos 7 países parceiros. Depois de um pequeno lanche iniciou-se mais um workshop sobre "My Town and Its History" em que cada país apresentou a história da sua cidade. O Francisco e a Maria Alice foram os nossos anfitriões e estiveram muito bem. O almoço foi na escola e também foi muito divertido. Provar novos sabores e novas bebidas é uma experiência que vale a pena passar, pois comemos coisas maravilhosas. Afinal, a comida turca até que é bem boa, ao contrário que pensávamos inicialmente. Durante o almoço, recebemos um elogio dos nossos professores pela nossa postura "open mind" e pela adaptação rápida que estavamos a fazer à cultura turca. Antes do início dos trabalhos da parte da tarde, visitamos a mesquita da escola e gostamos muito. Da parte da tarde continuamos o workshop "My Town and Its History" e mais tarde vimos uma pequena demonstração de "Ebru paper" (marmorização do papel). Para além de ser super giro parece magia desenhar na água. A meio da tarde regressámos a casa das nossas familias. Muitos de nós foram passear como é o nosso caso, em que fomos até à Ásia (a outra margem de Istambul, do outro lado do Bósforo). Os professores foram ao Grand Bazar e ver a Dança Sufi. Gostamos muıto deste día e esperamos que os próxımos sejam aında melhores. Só mais uma coisa:  Este povo turco é encantador.

Sofıa Fontinha e Tatıana Semedo

4º DIA - 16 MAIO (6F) - Istambul forever
Hoje entrámos mesmo no coração de Istambul, uma cidade elétrica, às vezes caótica mas muito apaixonante. Começámos o dia com uma visita ao parque temático Miniaturk. Um parque com  mais de 500 réplicas de monumentos da Turquıa, tais como um estádio, um aeroporto, a mesquita azul, a região da Capadoccia, etc...foi muıto engraçado ver todas aquelas réplicas. De seguida fomos visitar o bairro Fener e uma igreja católica ortodoxa. Depois fomos visitar o museu Kariye ou Chorus, um museu ortodoxo sobre a vida de Cristo. Entretanto a hora de almoço chegou e fomos almoçar à famosa Galata Bridge e o almoço estava 5 estrelas. Uma ponte que fervilha de movimento, num vai e vem constante de pessoas e barcos. Tem umas vistas de morrer sobre a cidade. Depois era hora de nos divertirmos num cruzeiro no Bósforo. De um lado a Europa e do outro a Ásia. Duas horas de passeio naquelas águas tranquilas do mar de Marmara que até deu para fazermos do barco uma discoteca. Dançámos até ficarmos cansados. Gostámos imenso!! O dia terminou com o jantar de gala num restaurante da cidade,  mas pelo caminho levámos um banho de multidão e trânsito caótico em hora de ponta. O jantar foi muito fixe. Não teve dança por causa do luto oficial do Governo Turco (acidente com mineiros), mas a comida estava deliciosa mas sobretudo, o ambiente de camaradagem e de alegria entre todos foi fantástico. No final recebemos os certificados de presença e tirámos umas fotos. Ainda não nos fomos embora mas entre nós já começaram a rolar lágrimas de saudade. Foi mais um dia em cheio na nossa aventura.

Maria Inês Pedro e Pedro Lourenço

5º DIA - 17 MAIO (SÁB) -  O Império Otomano e o Islamismo
O dia começou com a visita à Basilica Hagia Sophia, um colosso da arquitetura Bizantina que vale bem a pena visitar. Foi igreja romana, mesquita muçulmana e agora é museu. Por isso é a única basílica do mundo que ostenta motivos de 2 religiões diferentes em simultâneo. No final da manhã, visitámos o Palácio Topkapi, a última residência oficial dos sultões do império otomano. É um palácio muito grande e onde se pode observar muitos objetos pessoais dos sultões: as jóias, as armas, os relógios e tapeçarias colecionados durante séculos. Também tem um harém. Depois do almoço, visitámos a Mesquita Azul e as Cisternas Subterrâneas. A Mesquita Azul é talvez o monumento mais visitado em Istambul. As multidões fazem fila para visitar ou parar rezar. É uma mesquita impressionante pela arquitetuta e pelo tamanho. As mulheres têm de cobrir a cabeça e todos tem de entrar descalços. As Cisternas foram durante séculos o reservatório de água da cidade. Foi também uma visita muito interessante. A parte difícil veio a seguir. A despedida de todas as comitivas. Muitos beijos e abraços mas sobretudo muitas lágrimas. Oficialmente o programa estava terminado e a partir dali, muitas escolas começariam a ir embora. O dia terminou no Araasta Bazar, um pequeno bazar ao lado da Mesquita Azul, onde podemos comprar algumas recordações para a família e amigos.

6º DIA - 18 MAIO (DOM) - Aventura no Aeroporto
Hoje foi um dia diferente, com uma mistura de sentimentos. Por um lado, dormimos mais que os outros dias porque não tínhamos programa a cumprir nem sítios para visitar. Mas ao mesmo tempo aquela nostalgia do regresso. Foi uma manhã calma. Acordámos por volta das 10h-11h para tomar o pequeno almoço, última refeição em terras turcas. Da parte da tarde, por volta das 13,30h, as famílias foram levar-nos ao aeroporto, a cerca de 20km da cidade. No caminho para o aeroporto podemos ver muita gente na rua, famílias inteiras nos parques da cidade a almoçarem ou simplesmente a divertirem-se. Já no aeroporto, depois de nos despedirmos dos nossos amigos turcos, vivemos uma pequena aventura. O nosso grupo foi dividido por dois gates para o mesmo avião, o que achámos logo estranho. Eu e o prof. Pedro no gate 221 e o restante grupo no gate 215. Eu e o prof. Pedro fomos para o gate 221 e entrámos calmamente no avião para Munique. Já muito perto do avião descolar, chegou o restante grupo de colegas e professoras, completamente esbaforidos da corrida que fizeram do gate 215 até ao 221. Afinal de contas, os serviços de check-in tinham alterado o gate em cima da hora e ninguém nos tinha avisado de nada. Pelo caminho o Pedro Lourenço perdeu a carteira mas uma senhora de outra nacionalidade, chamou a atenção do Pedro para esse fato o que foi uma sorte. Felizmente tudo acabou em bem mas foi um stress para os nossos colegas. Chegámos a Munique e todos estavam contentes por estarem na Alemanha, fizmos a troca do restante dinheiro turco para euros e bebemos uns café, capuccinos, leite com chocolate...etc nas máquinas do aeroporto que as ofereciam grátis. Aquilo foi tão divertido que acho que cada um de nós deve ter bebido uns 23 copos. A viagem de Munique para Lisboa foi uma autêntica animação. Encontrámos muitos portugueses e brasileiros e logo começámos a socializar. Os restantes passageiros diziam que a parte melhor do avião era aquela onde estava o nosso grupo porque estávamos a fazer uma autêntica festa de felizes que estávamos. O Pedro Lourenço ainda teve a oportunidade de ser herói por um segundo, ao levar uma grande salva de palmas de muitos passageiros do avião, quando um passageiro não conseguia retirar as suas bagagens da bagageira por esta ter a porta encravada e, qual homem aranha, lá foi ele para dentro da bagageira buscar a mala do senhor passageiro que já estava a ficar desesperado com a situação. Quando chegámos a Lisboa, fomos para o autocarro da CMS e seguimos em direção às nossas casas. Assim concluímos a nossa viagem à Turquia, cansados mas muito felizes.