Polónia


 I PARTNERSHIP MEETING IN TARNÓW  -  POLAND    
  15h - 20 th  OCTOBER 2013

The Heritage of Cultures and Traditions in Pluralistic Society - Religious Traditions


14th October (Monday) - Arrival of the spanish group
15th October (Tuesday) - Visiting Cracow (Spain)
15th October - Arrival of all partners to Hotel Tarnovia – Tarnow


16th October (Wednesday)
9:00 Meeting in Hotel Tarnovia and a walk to school
9:30 Welcoming the visitors at school; introducing COMENIUS program by Coordinator of the Project - Mrs Marta Rodo
10:00 Multimedia presentation
11:30 Lunch and coffee break
12:00 Multimedia presentation
14:00  Visitng the Diocesan Museum of Tarnów
15:00 Dinner in a restaurant
16:00 Sightseeing in the old city of Tarnow
18:00 Return to the Hotel Tarnovia

17th October (Thursday)
Trip to: Łagiewniki, Wadowice, Oświęcim
8:30 Trip to Łagiewniki
10: 00 Visiting the Sanctuary in Łagiewniki and the Centre of John Paul II
12:00 Free time in Bonarka Shopping Centre - time for lunch
12: 30 Departure to Auschwitz
14:00 Visiting Auschwitz
18:00 Return to the hotel and homes 


18th October (Friday)
9:00 Presentation : Heritage of the teaching of John Paul II
9.30 -11:30  Workshops with a psychologist for the students ‘My school my home’
11:30 Visiting the church of the blessed Caroline
13:00 Lunch in a café
14:00 - 15:00 Sightseeing in Tarnow
15:00-17:00 free time
17:00 Meeting the City Officials and parents in the Hotel Tarnovia, 


19th October (Saturday)
8:00 Trip to Krakow, visiting the city
13:00 Lunch in a restaurant ‘Babcia Malina’ (‘Grandmother’s raspberry’)
14:30 Sightseeing
16:00-18:00 Free time
18:00 Return to the hotel in Tarnow

20th October (Sunday)
Goodbye meeting and return to the homelands
Have a nice stay!J)))


LOGBOOK


I PARTNER MEETING - TARNÓW (POLÓNIA)


3ªF - 15 OUT 13 - Começou a aventura.
Depois de um soalheiro dia de outono, a noite abateu-se perante o Sardoal e chegou o grande momento já á muito aguardado e ansiosamente suspirado pelos jovens e-twinners. A hora da partida. Duas da manhã e o ajuntamento dos jovens teve lugar em frente á portaria da escola e depois do breafing de boas vindas e das típicas palavras de despedidas lá seguimos rumo a Lisboa onde horas depois iriamos apanhar um voo, que nos levaria até Frankfurt e posteriormente a Cracóvia. Os voos decorreram com normalidade devida e até contámos com a presença dos elementos dos Buraka Som Sistema no avião. A Viagem até Frankfurt foi muito excitante porque dos 10 alunos que seguiam comitiva, 9 faziam a sua estreia neste meio de transporte. Por isso houve muitas "cruzes canhoto". Depois de termos experimentado a criatividade culinária dos Chef’s da Lufthansa (a bela da refeição a bordo) chegamos a Frankfurt (aeroporto espetacular) e bebemos café grátis das máquinas do aeroporto (custa a crer que o café e os jornais sejam gratis nos areorportos alemães). Mudamos de avião para Cracóvia, para uma especie de Mini Morris dos aviões da Luffthsnsa,...uma "casquinha de nóz regional" que mal parecia querer levantar voo. Muita apreensão na cara dos e-twinners e um silêncio ensurdecedor até que alguém gritou " NÃO TEJAS MEDO" !!!.  e toda a gente se largou a rir. O que é fato é que o avião não caiu. Chegados a Cracóvia, encontramos no aeroporto a comitiva Turca que iam também para o encontro e juntos seguimos de autocarro para o centro da cidade, onde fizémos uma pequena visita ao centro histórico conjuntamente com elementos da organização polaca, Sobre o centro histórico de Cracóvia...o que é que eu posso dizer !!! É medieaval na essência, linda do ponto de vista arquitetónico, animada o quanto baste, moderna, elegante e barata. Numa palavra : espetacular !
No final da tarde dirigimo-nos para o Hotel Tarnóvia em Tarnów, "o "quartel geral" deste encontro de escolas (já lá estava a comitiva Romena e Italiana) e aí nos esperavam a comitiva polaca com as familias de acolhimento já previamente selecionados. Depois das devidas apresentações lá seguimos em direção a sua casas. Amanhã, alguém trará aqui notícias dessa 1ª noite em terras polacas. Até agora e para mim....isto está a valer mesmo muito a pena.
Ricardo Carola e Ana Alves



4ªF - 16 OUT 13Encontro de Culturas.
Hoje foi o dia do encontro de todos os parceiros / escolas / países. Assim, desde de manhã cedo na Escola de Tarnów, os vários parceiros / escolas / países desfilaram o seu trabalho de casa, quer dizer, as suas apresentações multimédia, onde cada  parceiro / escola / país teve oportunidade de apresentar a sua equipa, escola, cidade e país aos restantes membros do projeto. A nossa Escola foi a 3ª apresentação do dia e diga-se de passagem, foi bastante aplaudida e elogiada. Da parte da tarde, seguiu-se uma visita guiada ao centro histórico de Tarnów, onde tivémos oportunidade de visitar a praça central e o guetho de Tarnów, um bairro típico construido para albergar judeus, no tempo da 2ªguerra mundial. Depois, seguiu-se um almoço num restaurante local por volta das 16h, a que os polacos chamaram de "jantar", indo depois cada estudante para casa das respetivas familias. Amanhã será o dia forte deste programa com a visita a Auschwitz. Sobre o dia de ontem, havia muita expetativa  pela manhã para saber como tinha corrido a noite em casa de cada familia polaca. De uma maneira geral, todos os alunos portugueses adoraram as sua familias e contaram que foram muito bem recebidos e tratados. O único problema para alguns de nós e para algumas familias polacas, foi o fraco domínio da língua inglesa e por isso houve algumas dificuldades de comunicação, o que é natural. É claro isso faz parte da visita e por isso, esse fato não diminui nem um bocadinho, a experiência magnífica pelo qual todos estamos a passar. 

Carolina Pires e Soraia Monteiro.





5ªF - 17 OUT 13Encontro com a História
Hoje acordamos de manhã na expetativa de um dia em grande e tal viria a confirmar-se. Um dia em cheio de emoção, um encontro com a história que não defraudou as nossas expetativas. De manhã saimos bem cedo para visitar o Santuário da Divina Misericórdia em Cracóvia. Um santuário moderno construido em 2002, consagrado pelo Papa João Paulo II a Santa Faustina Kowalska. Uma Freira que dedicou a sua vida à misericórdia e que esteve na origem da construção do Santuário de Lagiewniki, em Cracóvia. Depois fomos visitar o Centro João Paulo II e ficámos muito surpreendidos com a presença da supultura do famoso Papa e com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Recordamos que o Papa João Paulo II é natural de Cracóvia, onde foi Bispo e tinha uma grande devoção por Nossa Senhora de Fátima. Da parte da tade, seguiu-se a visita a Auschvitz 1 (campo de concentração e de extermínio), um dia para não mais esquecer. Fomos "transportados" para o holocausto por umas horas e vimos os lugares, os pertences, os objetos, as fotos, os locais de extermínio, as câmaras de gás, os crematórios, enfim, tudo muito bem conservado e muito bem organizado. A visita foi guiada em inglês e por isso a Profª Carmina foi uma precisosa ajuda na tradução. Adorámos. Imagens muito fortes e muito arrepiantes ! Sabemos que muitos alunos ficaram muito impressionados. Para finalizar o dia, tivémos direito a um tempinho livre para compras no Bonarca Shopping, o maior centro comercial de Cracóvia.

Patrícia Fernandes e Inês Costa





6ªF - 18 OUT 13Cheiro a despedida  
O dia hoje amanheceu frio e chuvoso. Pela primeira vez, pudemos sentir o frio polaco muito caraterístico desta altura do ano. Dizem as previsões que está prestes a nevar. Até aqui, o outono tem sido seco e muito colorido ( as cores do outuno são fantásticas aqui na Polónia). Depois de tomarmos o pequeno almoço em casa das familias, fomos para a Escola Secundária de Tarnów por volta das 9h participar num Worshop sobre "Diferenças Culturais entre os paises parceiros". Por seu turno os professores, também realizaram o seu workshop numa outra sala, subordinada ao tema : tolerância religiosa. Antes de almoço, ainda fomos visitar a igreja "Blessed Carolina" em Tarnów, uma igreja dedicada a Santa Carolina (partrona da cidade) e abençoada por João Paulo II, que a visitou várias vezes. Recordo que o Papa João Paulo II é Wadowice, uma cidade relativamente perto daqui.
Despois do almoço, fomos para casa descansar e preparamo-nos para o jantar / baile de gala no Hotel Tarnóvia por volta das 18h. O jantar foi muito divertido e a festa muito animada. Excelente ambiente de confraternização entre todas as comitivas europeias. Aliás, foi assim durante toda a semana. No final do jantar, houve uma pequena "Disco" com musicas e danças de vários países. Pelo meio, houve entrega de certificados de presença e de lembranças para todos. Enfim, tudo tem um fim, como é obvio, e amanhã já regressamos a Portugal. Por fim dizer que apesar das saudades de casa, todos nós gostariamos de ficar por aqui mais uns dias, porque só agora nos estamos a habituar à cultura polaca mas sabemos que tal não é possível. Já foi muito bom termos vindo e de termos tido esta oportunidade de visitar a Polónia e de contatar com novos povos e culturas. Por isso só temos razões para estar satisfeitas, muito satisfeitas.

Inês Vermelho e Inês Agudo



SAB - 19 OUT 13 - Cracóvia para sempre 
Infelizmente, hoje foi o último dia da nossa inesquecível viagem. Levantámo-nos bem cedo e  partimos de autocarro para Cracóvia. A viagem de Tarnów para Cracóvia demorou algumas horas e por isso aproveitámos para descansar. Em Cracóvia fizémos um "Walking Tour" pelo centro histórico em conjunto com os alunos e professores polacos, turcos, romenos e italianos. A cidade é simplesmente maravilhosa, uma das mais belas da Europa. O seu centro histórico medieval é Património da Humanidade desde 1978.  Durante a nossa visita a Cracóvia visitámos várias igrejas, com destaque para a Basílica de Santa Maria com as suas 2 torres desiguais (é qualquer coisa do outro mundo), o Castelo Real Wawel (onde encontramos um grupo simpático de idosos Açorianos) e o Market Square ( a maior praça medieval da Europa onde podemos comprar recordações típicas nas pequenas lojas de artesanto). Depois de tanto andarmos e de tanta coisa termos visto e visitado, almoçamos num restaurante tipíco polaco de nome “Babcia Malina” onde nos foi servido panado de carne. Depois do almoço chegou o momento mais díficil do dia: as despedidas. Algumas comitivas começaram a regressar aos seus respetivos países.  Despedirmo-nos com muita emoção dos nossos novos amigos que nos vão deixar muitas saudades. Foi um momento para o qual já sabiamos que ia acontecer mas que não esperávamos que fosse tão dífícil. Todos esperamos que não tenha sido um "adeus" mas sim um "até já". Estava na hora de embarcarmos no avião. Antes de irmos para o aeroporto, passamos no Shopping "Galeria Krakowska" para comprar os últimos "recuerdos". A viagem correu bem, apesar da aterragem um pouco atribulada em Frankfurt (um aeroporto gigante). De Frankfurt para Lisboa, a viagem correu igualmente bem, embora tenhamos apanhado alguma turbulência. Aterrámos em Lisboa por volta das 23,40h, dirigimo-nos de imediato para o autocarro da nossa Câmara. Quando chegámos ao Sardoal seriam por volta das 2,30h da manhã. Cansados, tristes e felizes ao mesmo tempo, um misto de emoções que não conseguimos explicar bem, com a certeza de que acabámos de fazer história e possivelmente de viver, um dos 5 dias mais felizes das nossas vidas.


Mariana Pinto e Joana Mesquita





Sem comentários:

Enviar um comentário