Informações Úteis




.







República da TURQUIA                                             (fonte: Portal das comunidades portuguesas)


 
Nota importante:
As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos, e são susceptíveis de alteração a qualquer momento. Nem o Estado Português, nem as representações diplomáticas e consulares, poderão ser responsabilizadas pelos danos ou prejuízos em pessoas e/ou bens daí advenientes. 
Aviso
Os protestos e as manifestações que ocorreram inicialmente na Praça Taksim de Istambul, espalharam-se para outras áreas da cidade (Nisantasi, Besiktas, 1.Levent, etc), bem como para as grandes cidades como Ancara (Atatürk Boulevard , Kizilay e proximidades da sede do Gabinete do Primeiro-Ministro), Izmir e Antalya. A situação atual é tensa. Há limitações à operação dos transportes públicos, especialmente em Istambul. Recomenda-se aos visitantes e residentes as necessárias precauções ao circular em meio urbano, evitando manifestações ou multidões e acatando sempre as instruções da polícia
Informação Geral
  
Clima
O Inverno é ameno nas costas do Egeu e do Mediterrâneo. Contudo, no planalto central da Anatólia, o Inverno é mais rigoroso, registando-se temperaturas negativas e frequentes nevões nos meses de Novembro a Fevereiro. Nos meses de Junho a Setembro, sobretudo na costa mediterrânea, as temperaturas são bastante elevadas.

Língua
A língua oficial é o Turco.

Moeda local / sistema bancário
Moeda local: lira turca
Os bancos funcionam de acordo com os padrões actuais. Os cartões de crédito são aceites em bancos, hotéis e lojas.
Regime de entrada e estada
Desde 1 de Março de 2013, para entrar na Turquia em turismo, os cidadãos portugueses necessitam, apenas, de apresentar os respectivos bilhetes de identidade / cartões do cidadão e de pagar um visto turístico que pode ser adquirido à entrada na Turquia, nos postos de fronteira (ver nota mais abaixo), cujo custo é de 15 €. Este selo turístico tem geralmente uma validade de 90 dias para um período de seis meses e tem de acompanhar sempre o turista. Para evitar o seu extravio, recomenda-se que o mesmo seja colado num suporte documental (por exemplo, um passaporte). O visto poderá igualmente ser obtido através do site www.evisa.gov.tr
Não deve, em caso algum, deixar caducar o selo, pois tal pode implicar pesada multa.
Os cidadãos portugueses que pretendam ir à Turquia por outros motivos (trabalho, estudo, estadia de longa duração, motoristas de camião, etc.) devem dirigir-se à Secção Consular da Embaixada da República da Turquia em Lisboa a fim de obter o respetivo visto, apresentando para tal o passaporte válido. Na sua posse, o portador, uma vez chegado à Turquia, deve dirigir-se imediatamente ao Serviço de Estrangeiros da Polícia da sua área de residência a fim de obter a sua autorização de residência e respectivo documento comprovativo.
Desde o dia 01 de Abril de 2011, o governo Turco passou a aplicar novas taxas pela emissão de autorizações de residência aos cidadãos naturais de países terceiros. Segundo a nova tabela de emolumentos, os cidadãos portugueses passam a ter que suportar um custo de 60€ por cada autorização de residência emitida. 



Nota sobre viagens após 11 de abril de 2014

De acordo com a nova legislação sobre estrangeiros, a prática de obter vistos à chegada à Turquia cessará a partir do dia 11 de abril de 2014. Porém, as autoridades de fronteira manterão os procedimentos atuais durante um período transitório, para incluir a temporada turística do corrente ano.

Os vistos para fins turísticos ou de negócios podem ser obtidos por intermédio do sistema de submissão eletrónica em: www.evisa.gov.tr. Este sistema visa permitir aos viajantes a obtenção de vistos eletrónicos em cerca de 3 minutos.
 Assim, a partir de 11 de abril de 2014:
- o pagamento poderá ser feito com cartões de débito e cartões de crédito;
- os operadores turísticos poderão solicitar vistos eletrónicos de grupo;
- os visitantes que chegarem à Turquia sem vistos poderão obter vistos eletrónicos em quiosques interativos nos aeroportos turcos;
- o custo dos vistos obtidos pelo sítio Internet “www.evisa.gov.tr” sera inferior ao dos vistos obtidos à chegada a aeroportos turcos;
- A informação relativa a vistos pode ser encontrada no sítio Internet do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia (www.mfa.gov.tr).



Condições de segurança
A segurança nos principais centros turísticos ou de maior afluência de público (Istambul, Izmir, Antália e Capadócia), não é, em circunstâncias normais, particularmente preocupante. Porém, recomenda-se uma atenção especial às seguintes áreas:

Manifestações:
A 31 de Maio de 2013, protestos anti-governamentais que irromperam inicialmente em Istambul, na Praça Taksim, rapidamente se espalharam para mais de 60 cidades no país (Nisantasi, Besiktas, 1.Levent, etc), bem como para as grandes cidades como Ancara (Atatürk Boulevard, Kizilay e na proximidade da sede do Gabinete do Primeiro-Ministro), Izmir e Antalya. As forças policiais usaram canhões de água e gás lacrimogéneo para dispersar as multidões Os confrontos entre a polícia e os manifestantes causaram milhares de feridos e quatro mortos. A situação de tensão social permanece em toda a Turquia. Recomenda-se aos visitantes e residentes as necessárias precauções ao circular em meio urbano, evitando manifestações ou multidões e acatando sempre as instruções da polícia. 

Fronteira Turquia-Síria:
Os confrontos na fronteira entre a Síria e a Turquia começaram a 3 de Outubro de 2012, quando um projéctil de artilharia disparado da Síria atingiu mortalmente cinco cidadãos turcos. Um outro ataque ocorreu a 11 de Maio de 2013, quando dois carros armadilhados explodiram no centro da cidade de Reyhanli. Poderão, por isso, ocorrer outros ataques transfronteiriços armados. Caso viaje para perto da fronteira com a Síria, recomenda-se cautela redobrada, vigilância permanente e atenção constante ao contexto envolvente, uma vez que a situação de segurança permanece altamente instável e imprevisível.

Região sudeste da Turquia
O exército turco leva ocasionalmente a cabo ataques aéreos e terrestres junto à fronteira da Turquia com o Iraque com o intuito de identificar membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), classificado como organização terrorista. Nas províncias de Hakkari, Siirt e Sirnak estão estabelecidos seis perímetros de segurança temporários que se destinam a controlar os movimentos de pessoas naquela região. A liberdade de circulação está ali estritamente condicionada pelas Forças Armadas Turcas, podendo ser dada ordem de detenção imediata a quem desacate as instruções dos oficiais.Vários distúrbios e manifestações civis no sudeste da Turquia têm levado a confrontos violentos entre a polícia e os manifestantes, dos quais têm resultado vítimas mortais, feridos e prejuízos materiais.A 2 de Junho de 2012, um turista inglês foi brevemente sequestrado por militantes do PKK.Mantenha um nível de vigilância elevado constante. Evite viajar por terra. Se necessitar imprescindivelmente de utilizar o automóvel, conduza apenas durante o dia e pelos itinerários principais. Não use, nesta região, os transportes públicos.Evite atravessar a fronteira com o Iraque. O governo turco fiscaliza apertadamente as entradas e saídas entre os dois países.Faça o seu registo e mantenha contacto permanente com a Embaixada de Portugal em Ancara.

Terrorismo
Existe uma ameaça terrorista significativa Turquia, por parte organizações terroristas nacionais e internacionais, com ataques bombistas de grande e pequena escala a ocorrer. Embora as instituições governamentais turcas sejam habitualmente os seus alvos de eleição, estas organizações também podem escolher locais turísticos, incluindo a região oeste do país. A 1 de Fevereiro de 2013, um ataque suicida na Embaixada dos Estados Unidos em Ancara provocou um morto e um ferido grave. Em Sutluce, no distrito de Istambul, um explosivo de controlo remoto foi detonado a 1 de Março de 2012 junto ao edifício do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), ferindo quinze polícias e um civil. Em todo o país foram adoptadas medidas de alta segurança de combate ao terrorismo. Esteja sempre atento ao ambiente circundante, em particular quando na proximidade de instalações militares e de segurança, e em áreas com grande concentração de transeuntes, nomeadamente em hotéis, estabelecimentos comerciais, bazares ao ar livre, lugares públicos, zonas turísticas, entre outros.
Fronteira com a Arménia
A fronteira com a Arménia encontra-se fechada.
Monte Ararate
O Monte Ararate, situado no leste da província Agri, constitui “zona militar especial”. A prática de alpinismo só é permitida com a permissão das autoridades e o devido acompanhamento por um guia profissional. No passado, ocorreram vários sequestros nesta montanha.

Outras informações importantes
- Polícia: 155;
- Emergência médica: 112;
- Bombeiros: 110;
- Polícia em áreas rurais: 154.
Deixe os seus documentos de identificação em lugar seguro e traga sempre consigo uma fotocópia que lhe permita identificar-se.
A verificação dos documentos legais e a revista de pertences pelas autoridades policiais pode ocorrer sem aviso prévio, especialmente nas regiões do Sul.

Transportes
Transporte aéreo
Aeroportos Internacionais: Istambul, Ankara e Smirne.
Transporte rodoviário
Caso circule de automóvel, é necessário ter em atenção o estado de conservação das estradas e a observância das regras de trânsito. Encontram-se facilmente oficinas e estações de serviço em todos os povoados e a população oferece assistência com simpatia.


  
Cuidados de saúde
Devido à recente epidemia de poliomielite que afectou alguns países, nomeadamente o Afeganistão, a Índia, o Paquistão, a Nigéria e o Tajiquistão, todos os viajantes que viajam para estes países de/via a Turquia serão obrigados a fazer prova de vacinação contra a referida doença.
A rede sanitária apresenta deficiências no planalto anatoliano. A sua qualidade é razoável nos principais centros turísticos. É aconselhável o consumo de água engarrafada.
Aconselha-se a subscrição de uma apólice de seguro junto de uma companhia de seguros estrangeira que cubra igualmente as despesas médicas, incluindo o internamento hospitalar.

Telecomunicações
Não se verificam problemas significativos, excepto nas zonas interiores.

Informações úteis
Embaixada de Portugal em Ankara
- Endereço: Kirlangiç Sokak 39, GOP Ankara;
- Telefones: (0090) 312 405 41 01 / 09;
- Telefones da secção consular: (0090) 312 405 60 28 / 9.
Representações estrangeiras (diplomáticas e consulares) em Portugal - http://www.mne.gov.pt/mne/pt/ministerio/CorpoDiplomatico/


 

Sem comentários:

Enviar um comentário