Diário de Bordo




                                                                  DIÁRIO DE BORDO


  III PARTNER MEETING - ISTAMBUL (TURQUIA) 

 

1º DIA - 13 MAIO (3F) -  Começou a aventura 
O primeiro dia da nossa aventura começou cedo, mais precisamente às duas da manhã. Chegámos ao aeroporto por volta das quatro. Foi uma grande espera, mas valeu a pena, tanto pela viagem como pelos minutos antecedentes, pois pela manhã encontrámos a equipa do Benfica que  iria jogar a final da Liga Europa a Turim (Itália), o que foi uma grande emoção para todos. Os alunos do Comenius, também apareceram na televisão. De seguida fizemos o check-in, e depois disso, também vimos o ator Diogo Morgado que nos disse adeus. Quando entrámos para o avião estávamos muito ansiosos, mas tudo correu bem. Como tínhamos umas quatro a cinco horas de voo pela frente, passámos o tempo de várias maneiras. Por exemplo, o professor Pedro organizou três excursões à casa de banho, que foram muito divertidas e aprendemos bastante! Ao almoço comemos um belo e delicioso kebab, e para sobremesa um bolo de ameixa igualmente delicioso. Deixem-nos dizer-vos que andar de avião é brutal ! Depois do avião aterrar, fomos tratar das bagagens, e depois disso fomos ter com as professoras turcas Ayşe e Hacer. Para chegarmos à escola apanhámos o metro e ficámos impressionados com a quantidade de pessoas que iam lá dentro e com as maravilhosas paisagens que íamos vendo. Andámos cerca de vinte minutos de metro e de seguida mais quinze minutos de autocarro, até chegarmos finalmente à escola, onde fomos calorosamente recebidos pelos alunos e seus pais. Depois foi cada um para sua casa, com a sua 'família comenius'. A viagem tem sido magnífica, apesar de ainda ter agora começado, já convivemos um pouco com novas culturas e tradições, esperemos que o resto da viagem continue a ser magnífica e que consigamos crescer tanto a nível cultural como pessoal.

Maria Alice Silvestre e Patrícia Mateus













 

2º DIA - 14 MAIO (4F) - Encontro de Culturas
Depois da 1ª noite passada em família de acolhimento, todos estávamos ansiosos por saber notícias dos outros. Felizmente todos estavam muito contentes com o acolhimento das famílias turcas. Este segundo dia foi mais uma aventura nas nossas vidas. De manhã visitámos a escola e almoçámos lá também. Tivemos uma receção muito bonita à chegada. Recordo que a escola é pública, feminina e religiosa (3000 alunas) e tem 82 turmas. Qualquer coisa do outro mundo!! Depois do almoço visitámos o Museu Panorama, um planetário espetacular que recria em pinturas 3D a batalha Otomana que ditou a queda de Constantinopla (atual Istambul) aos Bizantinos em 1453. Depois regressámos à escola e tivemos o 1º workshop deste encontro, sobre a religião islâmica. A meio da tarde regressámos a casa com as nossas amigas turcas. Ainda tivemos tempo para conhecer um pouca da cidade, nomeadamente 2 mesquitas, andar de teleférico até ao Pierre Loti Café (famoso café de Istambul) e ver a deslumbrante vista sobre a cidade (corno de ouro). Foi um óptimo dia em Istambul, uma cidade que promete ficar nas nossas memórias para sempre.
 
Isabel Esperto e Matilde Lourenço




















3º DIA - 15 MAIO (5F) - "Open Mind"
Mais um dia, mais uma aventura. Só estamos aqui há 3 dias e já parece 1 semana, de tanto que já conhecemos, aprendemos e convivemos. É viver o dia 24h por dia. De manhã fomos para a escola fazer mais Workshops. Desta vez foi sobre Linguágem. Foram apresentadas várias expressões básicas do dia a dia (ex: olá, obrigado, bem vindo, como te chamas, etc...) na linguágem dos 7 países parceiros. Depois de um pequeno lanche iniciou-se mais um workshop sobre "My Town and Its History" em que cada país apresentou a história da sua cidade. O Francisco e a Maria Alice foram os nossos anfitriões e estiveram muito bem. O almoço foi na escola e também foi muito divertido. Provar novos sabores e novas bebidas é uma experiência que vale a pena passar, pois comemos coisas maravilhosas. Afinal, a comida turca até que é bem boa, ao contrário que pensávamos inicialmente. Durante o almoço, recebemos um elogio dos nossos professores pela nossa postura "open mind" e pela adaptação rápida que estavamos a fazer à cultura turca. Antes do início dos trabalhos da parte da tarde, visitamos a mesquita da escola e gostamos muito. Da parte da tarde continuamos o workshop "My Town and Its History" e mais tarde vimos uma pequena demonstração de "Ebru paper" (marmorização do papel). Para além de ser super giro parece magia desenhar na água. A meio da tarde regressámos a casa das nossas familias. Muitos de nós foram passear como é o nosso caso, em que fomos até à Ásia (a outra margem de Istambul, do outro lado do Bósforo). Os professores foram ao Grand Bazar e ver a Dança Sufi. Gostamos muıto deste día e esperamos que os próxımos sejam aında melhores. Só mais uma coisa:  Este povo turco é encantador.

Sofıa Fontinha e Tatıana Semedo



















4º DIA - 16 MAIO (6F) - Istambul forever
Hoje entrámos mesmo no coração de Istambul, uma cidade elétrica, às vezes caótica mas muito apaixonante. Começámos o dia com uma visita ao parque temático Miniaturk. Um parque com  mais de 500 réplicas de monumentos da Turquıa, tais como um estádio, um aeroporto, a mesquita azul, a região da Capadoccia, etc...foi muıto engraçado ver todas aquelas réplicas. De seguida fomos visitar o bairro Fener e uma igreja católica ortodoxa. Depois fomos visitar o museu Kariye ou Chorus, um museu ortodoxo sobre a vida de Cristo. Entretanto a hora de almoço chegou e fomos almoçar à famosa Galata Bridge e o almoço estava 5 estrelas. Uma ponte que fervilha de movimento, num vai e vem constante de pessoas e barcos. Tem umas vistas de morrer sobre a cidade. Depois era hora de nos divertirmos num cruzeiro no Bósforo. De um lado a Europa e do outro a Ásia. Duas horas de passeio naquelas águas tranquilas do mar de Marmara que até deu para fazermos do barco uma discoteca. Dançámos até ficarmos cansados. Gostámos imenso!! O dia terminou com o jantar de gala num restaurante da cidade,  mas pelo caminho levámos um banho de multidão e trânsito caótico em hora de ponta. O jantar foi muito fixe. Não teve dança por causa do luto oficial do Governo Turco (acidente com mineiros), mas a comida estava deliciosa mas sobretudo, o ambiente de camaradagem e de alegria entre todos foi fantástico. No final recebemos os certificados de presença e tirámos umas fotos. Ainda não nos fomos embora mas entre nós já começaram a rolar lágrimas de saudade. Foi mais um dia em cheio na nossa aventura.

Maria Inês Pedro e Pedro Lourenço
















 






5º DIA - 17 MAIO (SÁB) -  O Império Otomano e o Islamismo
O dia começou com a visita à Basilica Hagia Sophia, um colosso da arquitetura Bizantina que vale bem a pena visitar. Foi igreja romana, mesquita muçulmana e agora é museu. Por isso é a única basílica do mundo que ostenta motivos de 2 religiões diferentes em simultâneo. No final da manhã, visitámos o Palácio Topkapi, a última residência oficial dos sultões do império otomano. É um palácio muito grande e onde se pode observar muitos objetos pessoais dos sultões: as jóias, as armas, os relógios e tapeçarias colecionados durante séculos. Também tem um harém. Depois do almoço, visitámos a Mesquita Azul e as Cisternas Subterrâneas. A Mesquita Azul é talvez o monumento mais visitado em Istambul. As multidões fazem fila para visitar ou parar rezar. É uma mesquita impressionante pela arquitetuta e pelo tamanho. As mulheres têm de cobrir a cabeça e todos tem de entrar descalços. As Cisternas foram durante séculos o reservatório de água da cidade. Foi também uma visita muito interessante. A parte difícil veio a seguir. A despedida de todas as comitivas. Muitos beijos e abraços mas sobretudo muitas lágrimas. Oficialmente o programa estava terminado e a partir dali, muitas escolas começariam a ir embora. O dia terminou no Araasta Bazar, um pequeno bazar ao lado da Mesquita Azul, onde podemos comprar algumas recordações para a família e amigos. 



























6º DIA - 18 MAIO (DOM) - Aventura no Aeroporto
Hoje foi um dia diferente, com uma mistura de sentimentos. Por um lado, dormimos mais que os outros dias porque não tínhamos programa a cumprir nem sítios para visitar. Mas ao mesmo tempo aquela nostalgia do regresso. Foi uma manhã calma. Acordámos por volta das 10h-11h para tomar o pequeno almoço, última refeição em terras turcas. Da parte da tarde, por volta das 13,30h, as famílias foram levar-nos ao aeroporto, a cerca de 20km da cidade. No caminho para o aeroporto podemos ver muita gente na rua, famílias inteiras nos parques da cidade a almoçarem ou simplesmente a divertirem-se. Já no aeroporto, depois de nos despedirmos dos nossos amigos turcos, vivemos uma pequena aventura. O nosso grupo foi dividido por dois gates para o mesmo avião, o que achámos logo estranho. Eu e o prof. Pedro no gate 221 e o restante grupo no gate 215. Eu e o prof. Pedro fomos para o gate 221 e entrámos calmamente no avião para Munique. Já muito perto do avião descolar, chegou o restante grupo de colegas e professoras, completamente esbaforidos da corrida que fizeram do gate 215 até ao 221. Afinal de contas, os serviços de check-in tinham alterado o gate em cima da hora e ninguém nos tinha avisado de nada. Pelo caminho o Pedro Lourenço perdeu a carteira mas uma senhora de outra nacionalidade, chamou a atenção do Pedro para esse fato o que foi uma sorte. Felizmente tudo acabou em bem mas foi um stress para os nossos colegas. Chegámos a Munique e todos estavam contentes por estarem na Alemanha, fizmos a troca do restante dinheiro turco para euros e bebemos uns café, capuccinos, leite com chocolate...etc nas máquinas do aeroporto que as ofereciam grátis. Aquilo foi tão divertido que acho que cada um de nós deve ter bebido uns 23 copos. A viagem de Munique para Lisboa foi uma autêntica animação. Encontrámos muitos portugueses e brasileiros e logo começámos a socializar. Os restantes passageiros diziam que a parte melhor do avião era aquela onde estava o nosso grupo porque estávamos a fazer uma autêntica festa de felizes que estávamos. O Pedro Lourenço ainda teve a oportunidade de ser herói por um segundo, ao levar uma grande salva de palmas de muitos passageiros do avião, quando um passageiro não conseguia retirar as suas bagagens da bagageira por esta ter a porta encravada e, qual homem aranha, lá foi ele para dentro da bagageira buscar a mala do senhor passageiro que já estava a ficar desesperado com a situação. Quando chegámos a Lisboa, fomos para o autocarro da CMS e seguimos em direção às nossas casas. Assim concluímos a nossa viagem à Turquia, cansados mas muito felizes.

Francisco Lopes









 


 




 
 

 

 

 

II PARTNER MEETING - SARDOAL (PORTUGAL) 

   

QUARTA-FEIRA, 5 MAR 14 - Bem Vindos ao Sardoal e a Portugal.


Muita ansiedade e alguma apreensão marcaram o 1º dia do Comenius Sardoal. Será que vai estar tudo pronto a tempo? Será que os nossos convidados irão gostar da nossa escola / vila / país ? E como será o convívio com as famílias portuguesas? Foi debaixo de alguma ansiedade e apreensão que começou o II Encontro deste projeto, naquele que viria a ser 1º COMENIUS, organizado pelo nosso Agrupamento de Escolas. Foram 5 meses de uma preparção intensa e meticulosa de um complexo programa logístico que integrou muitas entidades e instituições locais e que agora estava prestes a ser testado. O dia começou com a partida do transfer nº 1 às 13h da portaria da Escola. A profª Carmina e os alunos Ricardo Carola, Joana Mesquita, Ana Lopes e Mariana Pinto foram buscar as comitivas da Roménia, Bulgária e Turquia ao aeroporto. A Espanha chegou de autocarro pelas 17,30h vindos de Santiago de Compostela, curiosamente ao mesmo tempo que chegou o transfer nº1 ao Centro Cultural Gil Vicente. Depois de breves apresentações, a cerimónia de recepção aos convidados decorreu na sala multiusos com a presença dos coordenadores do projeto (Prof. Pedro Neves e Profª Carmina Nascimento), das famílias de acolhimento e de alguns convidados, entre os quais, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Sardoal, Ana Paula Sardinha, e do Vereador da Educação, Pedro Rosa. Depois de umas breves palavras de boas vindas, procedeu-se à entrega dos alunos estangeiros às respetivas famílias sardoalenses . Por volta das 20h, o Prof. Pedro Neves foi no transfer nº 2 buscar as comitivas da Polónia e Itália que chegaram à escola por volta das 24h, tendo aí sido feita a entrega destes alunos às respetivas famílias. Os professores, esses ficaram todos alojados no Hotel "Segredos de Vale Manso" No total, são 58 estrangeiros (38 alunos + 20 professsores).








   QUINTA-FEIRA, 6 MAR 14 - Encontro de Culturas - Visita à Escola e Workshop I
O dia começou bem cedo para todos os participantes. Às 9h procedeu-se à cerimónia do hastear das bandeiras (Europa, Portugal, Sardoal e Coménius), com a presença de todas as delegações europeias e entidades convidadas. Antes, alguns alunos portugueses poderam reencontrar velhos conhecidos e matar saudades dos momentos vividos na Polónia. Seguidamente, realizou-se a cerimónia de abertura no Polivalente da escola sede e onde os coordenadores do encontro/projeto poderam dar as boas vindas a todos os participantes e convidados. Assistiu-se a um pequeno momento musical com a presença do Clube de Música da Escola e a um pequeno número de dança e música interpretado pelos alunos do 1º Ciclo de Panascos e Jardim de Infância da Presa que fizeram as delícias da assistência. Seguiu-se uma visita guiada à Escola, em 3 grupos distintos, passando pelo ginásio, biblioteca, sala do 1º ciclo, laboratórios (aula ao vivo) e finalmente, o polivalente onde todos poderam deixar uma mensagem escrita num mural elaborado para o efeito. Depois do almoço conjunto na cantina da escola, os trabalhos prosseguiram no Centro Cultural Gil Vicente. Aí os nossos convidados poderam observar na tela do cinema, alguns videos que recordaram a recente viagem à Polónia, imagens do Concelho de Sardoal e das atividades e história do nosso Agrupamento de Escolas. A tarde terminou com a apresentação de trabalhos (realizados por cada escola) subordinados aos temas pré-definidos: cultura oriental e ocidental e tradições natalícias. Às 17,15h terminaram os trabalhos e os alunos regressaram a suas casas.








SEXTA-FEIRA, 7 MAR 14 - Encontro de Culturas - Workshop II e visita ao Sardoal


Os trabalhos começaram às 9h na escola com um worskhop dedicado à TOLERÂNCIA RELIGIOSA, principal tema do nosso projeto. Cada escola/país teve a oportunidade de apresentar  uma individualidade/personalidade que fosse um exemplo deste tema no seu país. Portugal apresentou Aristides de Sousa Mendes, o Consul de Bordeús que desobedecendo às ordens de Salazar, passou vistos a mais de 30 mil pessoas, evitando assim que fossem liquidadas pelo regime nazi. A 2ª parte do workshop foi prática e por isso mais interessante para os estudantes. Cada escola/país apresentou uma canção tradicional, uma dança tradicional ou ambas, o que despertou a alegria e a festa entre os presentes. A escola Turca e Romena destacaram-se pelas suas vestes tradicionais muito coloridas e que chamaram a atenção de todos participantes. A escola romena apresentou uma dança folclórica muito típica da região eslava "Palatca" . As alunas  turcas, sempre muito animadas, recriaram uma dança pré-nupcial (uma espécie de despedidda de casamento para a noiva) e que fez o delírio de todos os presentes. A animação foi muito grande e a interação entre as escolas também. Os trabalhos terminaram com muitos alunos e professores de várias nacionalidades a dançarem em conjunto. Viveu-se um clima de quase euforia. Foi simplesmente espetacular.
Sempre a correr contra o tempo, os professores foram rapidamente almoçar ao restaurante 3 Naus, conjuntamente com a Direção da Escola, a convite da Câmara Municipal. O almoço decorreu num ambiente muito alegre e descontraído. Os alunos almoçaram na escola e à hora marcada compareceram no Jardim de Infância de Sardoal. A Visita à Vila começou por aqui. Uma canção-dança muito engraçada foi a surpresa que os mais pequenitos tinham preparado para a comitiva Comenius. Às 15h realizou-se a visita aos Paços do Concelho. No Salão Nobre da autarquia, o Sr. Presidente Miguel Borges e respetiva vereação tiveram a oportunidade de dar as boas vindas a todas as comitivas e ao mesmo tempo desejar uma ótima estadia. Seguiu-se a visita ao centro histórico, que incluiu a passagem pelo Pelourinho, Igreja Matriz e Igreja da Misericórdia. Nestas visitas tivemos o acompanhamento técnico-pedagógico de João Soares e José Laia que muito gentilmente acederam ao nosso convite, apoiando os alunos Ricardo Carola e Patrícia Vieira.
Às 17,15h terminaram as atividades e os alunos regressaram a suas casas. Para os professores, ainda havia uma surpresa reservada na loja rural "Cá da Terra". Assim, por volta das 18h, os professores estrangeiros foram brindados com uma prova de vinhos e degustação de produtos locais, com o patrocínio da TAGUS-RI e de alguns produtores locais e também aproveitaram a ocasião para divulgar os seus produtos. A surpresa ainda foi maior, quando pouco depois os nossos convidados foram brindados com Fado de 1ª categoria, na voz de Ana Filipa Rosado. Escusado será dizer que todos os professores ficaram deslumbrados, encantados, fascinados com aquele momento musical - Fado (nunca tinham visto cantar ao vivo)  mas também com a gentileza e calor humano de toda a organização do evento. A tarde terminou em ambiente de festa com muitos professores a dançarem ao som do Fado.







SÁBADO, 8 MAR 14 - Visita ao Santuário de Fátima e Nazaré 
Pelas 9h da manhã partimos em direção a Fátima em 2 autocarros cedidos pela CMS. A boa disposição reinava entre as comitivas e a delegação búlgara decidiu cantar em pleno autocarro uma música dedicada às mulheres, hoje, Dia Internacional da Mulher. Em Fátima visitámos a Basílica "Velha" (Nossa Senhora do Rosário), a Capelinha das Aparições e a Básilica Nova (Santíssima Trindade). No local, contámos com a colaboração dos alunos Ana Lopes e Francisco Lopes que em Português e em Inglês fizeram de "guias turísticos", prestando os mais diversos esclarecimentos. Pelas 12h seguimos para a Nazaré onde vistámos inicialmente o Sítio (com a sua vista deslumbrante), seguindo depois para a baixa da cidade por volta das 14h. O tempo estava esplêndido, com muito sol e calor. O almoço dos professores foi no restuarante São Miguel e os alunos poderam escolher diversos locais por ali perto, em função do seu apetite e das suas aptências gastronómicas. O regresso ao Sardoal deu-se por volta das 15,30h, onde chegámos por volta das 17,30h. Até às 19h, muitos alunos e professores foram a casa/hotel descansar um pouco e mudar de roupa para o Jantar de Gala e para a noite que prometia ser longa.
Pelas 19h, teve início o "Sardoal Cultural", uma mostra de cultura local que teve como protagonistas principais, a Filarmónica União Sardoalense e o Rancho Folclórico "Os Resineiros de Alcaravela". Foi um espetáculo de 1ª qualidade, muito aplaudido e apreciado por todos os presentes que encheram por completo o Centro Cultural Gil Vicente. Uma palavra de agradecimento a estas duas entidades que com as suas apresentações nos brindaram com um dos momentos mais altos do programa do Comenius Sardoal, dando um exemplo vivo e marcante da cultura da nossa terra. Um agradecimento especial aos apresentadores do espetáculo, Francisco Lopes e Ana Lopes que estiveram muito bem. 
O Jantar de Gala foi servido por volta das 21h no restaurante 3 Naus. A boa disposição, a alegria e a animação foram uma constante. No final do jantar, procedeu-se à habitual troca de presentes entre as delegações e entidades convidadas e claro, à entrega dos certificados de presença de todos os alunos e professores.
A noite terminou com uma "Dance Party" no polivalente da escola sede do Agrupamento de Escolas de Sardoal, a cargo dos Dj`s "Dried Flowers" de Sardoal. Muita diversão e alegria a terminar um longo dia cheio de atividades  e no qual o relógio foi sempre o nosso maior inimigo.








DOMINGO, 9 MAR 14 - Visita a Lisboa  (último dia)

Eram 9h quando partimos para Lisboa em 2 autocarros, um autocarro espanhol (da comitiva espanhola) e um outro fretado pela Organização do Comenius Sardoal para os restantes elementos. A viagem decorreu tranquila até porque muitos dos alunos e professores, aproveitaram para recuperar do sono mal dormido e das energias despendidas durante o longo dia de ontem. O tempo estava escuro e cinzento, ao contrário dos outros dias, onde esteve sempre magnífico. Chegámos a Lisboa por volta das 10,30h e pelo caminho ainda chuviscou um pouco. Começámos por visitar a Sé de Lisboa e o Castelo de São Jorge (com as suas vistas magníficas sobre os telhados de Lisboa), seguindo depois para o Rossio. O aluno Ricardo Carola foi o nosso "guia turístico" durante este trajeto. Passámos por algumas ruas típicas dos bairros de Alfama e do Castelo, com murais pintados nas paredes e com as escadinhas típicas a serpentear as casas brancas, muito ao jeito do que se vê nos postais de Lisboa. Chegámos ao Rossio por volta das 13h e mais uma surpresa estava reservada para os nosss convidados: Free Hugs (abraços grátis). Depois de uma breve explicação, rapidamente se desembrulharam dezenas de cartazes "Free Hugs" que num ápice fizeram as delícias dos nossos amigos. Primeiro, uns com os outros e depois aventurando-se um pouco mais além, com desconhecidos, polícias, empregados de mesa, etc... Como por magia, o espírito comenius invadiu aquela praça e todos aqueles que participaram na atividade. Foi de facto, mais um grande momento do nosso Comenius. Um agradecimento especial à aluna Ana Alves que teve a missão secreta de esconder os cartazes até à hora certa. 
Por volta das 14h fomos almoçar ao Centro Comercial Vasco da Gama, onde muitos aproveitaram para fazer as últimas compras "souvenirs" para levarem para os seus países. Depois, por volta das 17h visitámos a Basílica dos Jerónimos em Belém, um pequeno atraso fez com que não chegássemos a tempo de visitar o Mosteiro e os Claustros. A tarde terminou com uma pequena degustação de Pasteis de Belém, uma novidade para os nossos amigos mas muito apreciada, segundo disseram. 
Por volta das 18,30h chegou a hora do adeus e das emoções à flor da pele. Todas as escolas/países iriam ficar por Lisboa nessa noite, com excepção da Turquia que regressaria connosco ao Sardoal. A 1ª comitiva a despedir-se logo alí em Belém foi a comitiva espanhola, um momento muito difícil e emotivo para muitos alunos e professores de todos os países. De seguida, a Roménia na avenida da Liberdade e finalmente, a Polónia, Itália e Bulgária no aeroporto de Lisboa. Foram todos momentos muito intensos e emotivos e que significavam que o sonho tinha chegado ao fim. Foram muitas aventuras, amigos, conhecimentos e partilhas que nos fizeram crescer por dentro e que vão deixar saudades. Uma experiência multicultural deste tipo é algo que fica marcado nas nossas vidas e será sempre um marco histórico na vida de qualquer estudante.
Foi um regresso triste a casa. Entre a comitiva portuguesa algumas lágrimas aqui e ali, apenas salpicados pela alegria contagiante da comitiva turca. Chegámos ao Sardoal por volta da 21,45h. No dia seguinte às 7,30h da manhã, em frente à portaria da escola, foi a vez da escola turca partir. Muitas lágrimas entre as estudantes turcas e portuguesas que vieram despedir-se com as respetivas famílias. Ao fim e ao cabo, foram 6 dias vividos muito intensamente com alunas de uma cultura completamente diferente da nossa e que vão certamente deixar muitas saudades, pela experiência, pela partilha, pelo convivio e pela alegria que elas cá deixaram. Mas o comenius é mesmo assim. Acabam-se uns sonhos para dar lugar a outros.

Fim


















 

 

 

 

 

 

 

I PARTNER MEETING - TARNÓW (POLÓNIA)




3ªF - 15 OUT 13 - Começou a aventura.
Depois de um soalheiro dia de outono, a noite abateu-se perante o Sardoal e chegou o grande momento já á muito aguardado e ansiosamente suspirado pelos jovens e-twinners. A hora da partida. Duas da manhã e o ajuntamento dos jovens teve lugar em frente á portaria da escola e depois do breafing de boas vindas e das típicas palavras de despedidas lá seguimos rumo a Lisboa onde horas depois iriamos apanhar um voo, que nos levaria até Frankfurt e posteriormente a Cracóvia. Os voos decorreram com normalidade devida e até contámos com a presença dos elementos dos Buraka Som Sistema no avião. A Viagem até Frankfurt foi muito excitante porque dos 10 alunos que seguiam comitiva, 9 faziam a sua estreia neste meio de transporte. Por isso houve muitas "cruzes canhoto". Depois de termos experimentado a criatividade culinária dos Chef’s da Lufthansa (a bela da refeição a bordo) chegamos a Frankfurt (aeroporto espetacular) e bebemos café grátis das máquinas do aeroporto (custa a crer que o café e os jornais sejam gratis nos areorportos alemães). Mudamos de avião para Cracóvia, para uma especie de Mini Morris dos aviões da Luffthsnsa,...uma "casquinha de nóz regional" que mal parecia querer levantar voo. Muita apreensão na cara dos e-twinners e um silêncio ensurdecedor até que alguém gritou " NÃO TEJAS MEDO" !!!.  e toda a gente se largou a rir. O que é fato é que o avião não caiu. Chegados a Cracóvia, encontramos no aeroporto a comitiva Turca que iam também para o encontro e juntos seguimos de autocarro para o centro da cidade, onde fizémos uma pequena visita ao centro histórico conjuntamente com elementos da organização polaca, Sobre o centro histórico de Cracóvia...o que é que eu posso dizer !!! É medieaval na essência, linda do ponto de vista arquitetónico, animada o quanto baste, moderna, elegante e barata. Numa palavra : espetacular !
No final da tarde dirigimo-nos para o Hotel Tarnóvia em Tarnów, "o "quartel geral" deste encontro de escolas (já lá estava a comitiva Romena e Italiana) e aí nos esperavam a comitiva polaca com as familias de acolhimento já previamente selecionados. Depois das devidas apresentações lá seguimos em direção a sua casas. Amanhã, alguém trará aqui notícias dessa 1ª noite em terras polacas. Até agora e para mim....isto está a valer mesmo muito a pena.
Ricardo Carola e Ana Alves



4ªF - 16 OUT 13Encontro de Culturas.
Hoje foi o dia do encontro de todos os parceiros / escolas / países. Assim, desde de manhã cedo na Escola de Tarnów, os vários parceiros / escolas / países desfilaram o seu trabalho de casa, quer dizer, as suas apresentações multimédia, onde cada  parceiro / escola / país teve oportunidade de apresentar a sua equipa, escola, cidade e país aos restantes membros do projeto. A nossa Escola foi a 3ª apresentação do dia e diga-se de passagem, foi bastante aplaudida e elogiada. Da parte da tarde, seguiu-se uma visita guiada ao centro histórico de Tarnów, onde tivémos oportunidade de visitar a praça central e o guetho de Tarnów, um bairro típico construido para albergar judeus, no tempo da 2ªguerra mundial. Depois, seguiu-se um almoço num restaurante local por volta das 16h, a que os polacos chamaram de "jantar", indo depois cada estudante para casa das respetivas familias. Amanhã será o dia forte deste programa com a visita a Auschwitz. Sobre o dia de ontem, havia muita expetativa  pela manhã para saber como tinha corrido a noite em casa de cada familia polaca. De uma maneira geral, todos os alunos portugueses adoraram as sua familias e contaram que foram muito bem recebidos e tratados. O único problema para alguns de nós e para algumas familias polacas, foi o fraco domínio da língua inglesa e por isso houve algumas dificuldades de comunicação, o que é natural. É claro isso faz parte da visita e por isso, esse fato não diminui nem um bocadinho, a experiência magnífica pelo qual todos estamos a passar. 

Carolina Pires e Soraia Monteiro.





5ªF - 17 OUT 13Encontro com a História
Hoje acordamos de manhã na expetativa de um dia em grande e tal viria a confirmar-se. Um dia em cheio de emoção, um encontro com a história que não defraudou as nossas expetativas. De manhã saimos bem cedo para visitar o Santuário da Divina Misericórdia em Cracóvia. Um santuário moderno construido em 2002, consagrado pelo Papa João Paulo II a Santa Faustina Kowalska. Uma Freira que dedicou a sua vida à misericórdia e que esteve na origem da construção do Santuário de Lagiewniki, em Cracóvia. Depois fomos visitar o Centro João Paulo II e ficámos muito surpreendidos com a presença da supultura do famoso Papa e com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Recordamos que o Papa João Paulo II é natural de Cracóvia, onde foi Bispo e tinha uma grande devoção por Nossa Senhora de Fátima. Da parte da tade, seguiu-se a visita a Auschvitz 1 (campo de concentração e de extermínio), um dia para não mais esquecer. Fomos "transportados" para o holocausto por umas horas e vimos os lugares, os pertences, os objetos, as fotos, os locais de extermínio, as câmaras de gás, os crematórios, enfim, tudo muito bem conservado e muito bem organizado. A visita foi guiada em inglês e por isso a Profª Carmina foi uma precisosa ajuda na tradução. Adorámos. Imagens muito fortes e muito arrepiantes ! Sabemos que muitos alunos ficaram muito impressionados. Para finalizar o dia, tivémos direito a um tempinho livre para compras no Bonarca Shopping, o maior centro comercial de Cracóvia.

Patrícia Fernandes e Inês Costa





6ªF - 18 OUT 13Cheiro a despedida  
O dia hoje amanheceu frio e chuvoso. Pela primeira vez, pudemos sentir o frio polaco muito caraterístico desta altura do ano. Dizem as previsões que está prestes a nevar. Até aqui, o outono tem sido seco e muito colorido ( as cores do outuno são fantásticas aqui na Polónia). Depois de tomarmos o pequeno almoço em casa das familias, fomos para a Escola Secundária de Tarnów por volta das 9h participar num Worshop sobre "Diferenças Culturais entre os paises parceiros". Por seu turno os professores, também realizaram o seu workshop numa outra sala, subordinada ao tema : tolerância religiosa. Antes de almoço, ainda fomos visitar a igreja "Blessed Carolina" em Tarnów, uma igreja dedicada a Santa Carolina (partrona da cidade) e abençoada por João Paulo II, que a visitou várias vezes. Recordo que o Papa João Paulo II é Wadowice, uma cidade relativamente perto daqui.
Despois do almoço, fomos para casa descansar e preparamo-nos para o jantar / baile de gala no Hotel Tarnóvia por volta das 18h. O jantar foi muito divertido e a festa muito animada. Excelente ambiente de confraternização entre todas as comitivas europeias. Aliás, foi assim durante toda a semana. No final do jantar, houve uma pequena "Disco" com musicas e danças de vários países. Pelo meio, houve entrega de certificados de presença e de lembranças para todos. Enfim, tudo tem um fim, como é obvio, e amanhã já regressamos a Portugal. Por fim dizer que apesar das saudades de casa, todos nós gostariamos de ficar por aqui mais uns dias, porque só agora nos estamos a habituar à cultura polaca mas sabemos que tal não é possível. Já foi muito bom termos vindo e de termos tido esta oportunidade de visitar a Polónia e de contatar com novos povos e culturas. Por isso só temos razões para estar satisfeitas, muito satisfeitas.

Inês Vermelho e Inês Agudo



SAB - 19 OUT 13 - Cracóvia para sempre 
Infelizmente, hoje foi o último dia da nossa inesquecível viagem. Levantámo-nos bem cedo e  partimos de autocarro para Cracóvia. A viagem de Tarnów para Cracóvia demorou algumas horas e por isso aproveitámos para descansar. Em Cracóvia fizémos um "Walking Tour" pelo centro histórico em conjunto com os alunos e professores polacos, turcos, romenos e italianos. A cidade é simplesmente maravilhosa, uma das mais belas da Europa. O seu centro histórico medieval é Património da Humanidade desde 1978.  Durante a nossa visita a Cracóvia visitámos várias igrejas, com destaque para a Basílica de Santa Maria com as suas 2 torres desiguais (é qualquer coisa do outro mundo), o Castelo Real Wawel (onde encontramos um grupo simpático de idosos Açorianos) e o Market Square ( a maior praça medieval da Europa onde podemos comprar recordações típicas nas pequenas lojas de artesanto). Depois de tanto andarmos e de tanta coisa termos visto e visitado, almoçamos num restaurante tipíco polaco de nome “Babcia Malina” onde nos foi servido panado de carne. Depois do almoço chegou o momento mais díficil do dia: as despedidas. Algumas comitivas começaram a regressar aos seus respetivos países.  Despedirmo-nos com muita emoção dos nossos novos amigos que nos vão deixar muitas saudades. Foi um momento para o qual já sabiamos que ia acontecer mas que não esperávamos que fosse tão dífícil. Todos esperamos que não tenha sido um "adeus" mas sim um "até já". Estava na hora de embarcarmos no avião. Antes de irmos para o aeroporto, passamos no Shopping "Galeria Krakowska" para comprar os últimos "recuerdos". A viagem correu bem, apesar da aterragem um pouco atribulada em Frankfurt (um aeroporto gigante). De Frankfurt para Lisboa, a viagem correu igualmente bem, embora tenhamos apanhado alguma turbulência. Aterrámos em Lisboa por volta das 23,40h, dirigimo-nos de imediato para o autocarro da nossa Câmara. Quando chegámos ao Sardoal seriam por volta das 2,30h da manhã. Cansados, tristes e felizes ao mesmo tempo, um misto de emoções que não conseguimos explicar bem, com a certeza de que acabámos de fazer história e possivelmente de viver, um dos 5 dias mais felizes das nossas vidas.


Mariana Pinto e Joana Mesquita





4 comentários:

  1. Estive a ver o V/ diário de bordo e seria bom estar convosco. Parabéns, divirtam-se e aproveitem a oportunidade para conhecerem melhor outros povos da europa.
    Fernando Matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando. Agradeço as tuas simpáticas palavras. Não esqueço que foste um dos principais impulsionadores deste projeto fantástico e por isso de certo modo, acabaste por viajar connosco.
      Um abraço
      Pedro Neves

      Eliminar
  2. Olá a todos! Acabei de visionar o Vosso Diário de Bordo. Deve ter sido uma viagem inesquecível para todos, especialmente para os alunos que integraram este projeto. Muitos Parabéns, aos professores dinamizadores!
    Bjs. Ana Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Foi efetivamente uma experiência muito marcante para todos nós, não só porque foi a 1ª vez que muitos aluno sairam do país mas também pelas diferenças culturais, conhecimentos adquirdos e atividades desenvolvidas. Os alunos ficaram em casa de outros alunos polacos e esse fato fez com que as suas experiências de vida se prolongassem durante 24h por dia. Obrigado pelos parabéns....e espero um dia trabalhar contigo num projeto como este.
      Bjs. Pedro

      Eliminar